Entenda como está o mercado de equipamentos de diagnósticos por imagem no Brasil

A foto mostra uma técnica de radiologia, uma mulher vestindo jaleco branco, operando um aparelho de ressonância magnética. Ela está ajustando os controles no painel do equipamento enquanto observa atentamente um paciente, que está deitado dentro do túnel do scanner, visível ao fundo.

Navegue pelo post

Não dá para falar sobre o mercado de equipamentos diagnósticos por imagem sem citar a constante evolução do setor no país – crescimento este responsável, ainda, por impulsionar inovações encarregadas de moldar um futuro não muito distante.

Para que você entenda melhor sobre o assunto, elaboramos este conteúdo. Aqui, será possível entender esse mercado, quais as tendências para o setor e muito mais. Continue acompanhando até o final. Boa leitura!

Saiba o é um equipamento de diagnóstico por imagem

De forma simples, um equipamento de diagnóstico por imagem pode ser definido como qualquer tipo de dispositivo ou sistema utilizado para a produção de imagens do interior do corpo humano (e de animais), cujo foco é diagnosticar doenças, lesões ou quaisquer condições atípicas.

Portanto, trata-se de imagens essenciais para a orientação dos médicos e profissionais da área da saúde mediante diagnósticos, planejamento dos tratamentos e acompanhamento de possíveis progressões de doenças.

Confira alguns dos exames de diagnósticos por imagem mais conhecidos:

  • raio x;
  • ultrassom;
  • ressonância magnética (RM);
  • tomografia computadorizada (TC);
  • medicina nuclear;
  • hemodinâmica;
  • mamografia.

São vários e diversos os tipos de equipamentos de diagnósticos por imagem. Cada um deles com suas características técnicas, indicações clínicas, considerações de segurança e individualidade, prontos para desempenhar um papel crucial na prática da medicina moderna por imagem.

Equipamentos de diagnósticos por imagem e sua segmentação no mercado

Os equipamentos de diagnósticos por imagem podem ser segmentados no mercado baseado em diferentes critérios, os quais incluem, por exemplo, tecnologia da imagem, aplicação clínica e tipo de dispositivo.

Tratando-se do mercado brasileiro, o setor tem como base os equipamentos (de ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassom, raio x, imagem nuclear e mamografia), suas aplicações (especialidades: cardiologia, oncologia, neurologia e ortopedia) e os usuários finais (hospitais e centros de diagnósticos).

Todas essas segmentações são essenciais para suprir as necessidades dos público-alvo, desenvolvendo estratégias cada vez mais eficazes para organizações e pacientes.

Quais as tendências do setor de equipamentos diagnósticos por imagens em 2024?

Como sabemos, as tecnologias vivem em constantes evoluções, tudo para alcançar as necessidades e demandas dos pacientes, sem esquecer dos avanços responsáveis em moldar o mercado dos diagnósticos por imagem.

Assim, manter-se bem atualizado às tendências é superimportante, principalmente quando se trata da competitividade do mercado. Os pacientes buscam por serviços de qualidade, e é justamente por isso que você deve seguir essas tendências.

Veja o que esperar ainda para 2024: 

  • Equipamentos portáteis e móveis: a facilidade de transportar os equipamentos de diagnósticos por imagem permite beneficiar maior número de pessoas, o que inclui atendimentos em locais remotos.
  • Inteligência artificial, imagens 3D e realidade virtual: grande parte dos centros de imagens já faz o uso de soluções com Inteligência Artificial para analisar imagens médicas. De acordo com um estudo da ABC Consulting, espera-se que, até 2030, 70% dos hospitais e locais especializados façam o uso dessa técnica.
  • Interoperabilidade: inovação fundamental para a integração eficaz dos dados médicos na saúde, permite que sistemas e dispositivos variados possam compartilhar e interpretar todas as informações em um único lugar, facilitando a comunicação entre profissionais.
  • Telemedicina e conectividade: a conectividade e integração de sistemas nos equipamentos de diagnóstico por imagens permitem uma transmissão rápida e segura dos dados para especialistas, facilitando a colaboração interpessoal com o acesso a serviços de saúde em áreas remotas.

De forma geral, essas tendências refletem uma evolução contínua no setor de equipamentos diagnósticos por imagem, cujo foco são práticas eficazes, acessíveis e focadas cada vez mais nos pacientes.

Conte com a Hexamedical!

Quem atua com equipamentos de diagnósticos por imagem sabe que as manutenções são necessárias. E que tal contar com uma empresa especializada em cuidar dos seus aparelhos de ressonância magnética, tomografia computadorizada e hemodinâmica?

A Hexamedical tem como foco suprir todas as necessidades dos nossos clientes, e isso nos faz sempre buscar e oferecer o melhor quando se trata de tecnologia e cuidado nos serviços prestados.

Com mais de 200 clientes em 50 cidades, estamos há 15 anos no mercado nacional e internacional, garantindo um atendimento de excelência. Afinal, contamos com mais de 20 técnicos em atuação em todo o território nacional para cuidar dos diferentes equipamentos médicos.

Está precisando de ajuda? Clique aqui e fale conosco hoje mesmo! Aproveite para nos acompanhar também pelo Facebook e Instagram.

Compartilhe: