Você conhece o sistema de ressonância magnética de baixo campo? Saiba que essa ferramenta atua com campos magnéticos de menor intensidade, prometendo uma redução dos custos relacionados com a tecnologia de uma personalização magnética.
Ademais, esse sistema tem por objetivo garantir acesso aos diagnóstico por imagem em regiões com recursos limitados ou com pacientes com mobilidade dificultada.
Neste conteúdo, iremos explorar o que é, as vantagens e os desafios da ressonância magnética de baixo campo. Boa leitura!
O que é uma ressonância magnética de baixo campo?
A ressonância magnética de baixo campo pode ser definida como um sistema de imagem projetado para ser mais acessível, principalmente quando se trata de valores de aquisição, manutenção e operação, quando comparado a um sistema tradicional.
Os sistemas de baixo campo atuam com o fornecimento de imagens diagnósticas, mesmo com algumas limitações de resolução e detalhes, tendo aplicações clínicas de grande importância, as quais se destacam:
- identificação de grandes lesões, fraturas e problemas articulares;
- auxílio nas áreas rurais ou em regiões com infraestrutura médica limitada;
- situações de emergência onde é necessário portabilidade e rapidez.
De modo geral, é uma ferramenta de grande importância para o acesso aos diagnósticos médicos, principalmente quando se trata de locais com recursos limitados. É um sistema econômico, capaz de melhorar o cuidado com a saúde de muitas pessoas.
Importância da ressonância magnética de baixo campo
A ressonância magnética de baixo campo é superimportante e significativa para a medicina de diagnósticos por imagem.
Os equipamentos costumam ser mais acessíveis quando se trata de custo inicial e principalmente da manutenção, o que faz com que mais instituições de saúde consigam proporcionar aos pacientes esse tipo de exame.
Além disso, por ter uma menor exposição aos campos magnéticos, diminui os riscos de efeitos adversos, o que aumenta a segurança dos pacientes.
Mesmo que com algumas limitações relacionadas ao tempo do exame e à qualidade da imagem quando comparada com uma ressonância magnética de alto campo, os pontos positivos relacionados com a economia e praticidade tornam esse equipamento essencial e necessário em inúmeras clínicas.
Vantagens e eficácia da ressonância magnética de baixo campo
Optar pela ressonância magnética de baixo campo é uma escolha inteligente para as clínicas e hospitais que demandam ferramentas mais acessíveis, sem que se tenha um comprometimento da precisão dos resultados.
Com esse tipo de equipamento, pode-se ter economias no investimento inicial e nas manutenções, sendo uma escolha ideal para maximizar recursos mantendo a qualidade.
Mas suas Vantagens não param por aí:
- Portabilidade: o equipamento é leve e portátil, fazendo com que o seu uso ocorra em ambientes variados, incluindo locais de difícil acesso ou infraestrutura com limitações.
- Segurança e conforto: é um equipamento seguro para pacientes portadores de implantes metálicos ou dispositivos eletrônicos.
- Aplicações próprias: a ressonância magnética de baixo campo pode ser importante para casos de demanda de repetição de exames, diminuindo, por exemplo, a exposição dos pacientes aos campos magnéticos.
Por último, mas não menos importante, a tecnologia de baixo campo presente na ressonância promove imagens de qualidade, permitindo diagnósticos precisos e auxiliando nos tratamentos de maneira eficaz.
A boa notícia é que através de algumas aplicações tecnológicas, como a Inteligência Artificial (IA), é possível fazer com que as imagens apresentem melhor qualidade, atuando na melhoria das interpretações que auxiliam nos diagnósticos.
Ademais, vimos que a ressonância magnética de baixo campo promove soluções mais acessíveis e portáteis quando comparadas com os sistemas tradicionais de alto campo. Por outro lado, lida com alguns desafios, como imagens de menor qualidade.
Com uma inovação contínua, a ressonância magnética de baixo campo pode se tornar fundamental para o futuro dos exames de imagens.
Clique aqui, fale com a nossa equipe e entenda o motivo de a Hexamedical ser a solução ideal para garantir os melhores equipamentos de diagnósticos por imagem.